Educação das crianças – Humildade para aprender
“Toda grande descoberta tem começado por uma pergunta e é com uma pergunta que um novo conceito na educação pode iniciar-se. É aqui onde começa o conceito de liberdade. Liberdade para pensar e para que aluno e professor expressem sua opinião, sua dúvida e sua pergunta. Liberdade para dar-se conta de que o fato de não saber não é algo limitante, e sim uma abertura para querer aprender, uma abertura para o conhecimento. Por conseguinte, NÃO SABER É FORMIDÁVEL, porque nos dá a possibilidade de aprender”. (Nathalie de Salzmann de Eitievan)
A BUSCA E A HUMILDADE
Crer que sabemos restringe. É algo duro, compacto, algo a que nos apegamos e que limita nossos horizontes, algo que paralisa, engessa. Descobrir que não sabemos nos permite avançar, nos abre a possibilidade de aprender.
Também não podemos negar que já aprendemos algumas coisas, porque temos sofrido e pago por elas, já que a vida é um aprender contínuo, para quem está aberto.
O interessante é que dentro de nós existe algo que surge quando reconhecemos que não sabemos, quando somos humildes, simples e permitimos que apareça uma sabedoria da própria vida.
A criança tem mais sucesso nessa busca porque está aberta, vazia, livre de preconceitos e amarras, temos que aproveitar essa abertura das crianças, para incentivar cada vez mais a humildade, a busca pela sabedoria da vida.
O FRACASSO
Fracassar e não alcançar momentaneamente uma meta fazem parte do processo de aprender e é preciso ensinar à criança que isto é formidável porque ela pode levantar-se e começar de novo, exigindo-se fazê-lo melhor, já que possui mais experiência.
Devemos ensinar as crianças que as pessoas que “sabem tudo” não estão preparadas para cair ou fracassar, são aquelas que se sentem derrotadas facilmente e que desistem de seguir… E assim nunca aprenderão…
É CAINDO QUE SE PODE APRENDER A LEVANTAR E CAMINHAR MELHOR. “ADELANTE, ADELANTE SEMPRE!”
O SENSO DE RESPONSABILIDADE
O QUE É SER RESPONSÁVEL? É apenas fazer o que se tem de fazer ou é um conceito mais amplo? Só podemos ser responsável no momento do esforço e a dificuldade está na constância desse esforço.
Um dos primeiros passos para a responsabilidade é SABER OBEDECER. Aprendendo a obedecer, aprendemos a mandar. E são as coisas pequenas com as quais nos comprometemos e fazemos com perseverança que nos fazem crescer no caminho da responsabilidade.
Precisamos desenvolver o senso de responsabilidade nas crianças. Como? Dando-lhes responsabilidades! Temos que ensiná-las que existem coisas más e boas. Más são aquelas que nos levam a ceder às nossas debilidades e vão contra nós mesmos… Boas, as que ajudam a fortalecer a vontade, a decisão e a ação.
A EDUCAÇÃO DA VONTADE
O que é isto que chamamos de força de vontade? De onde ela vem?
A verdadeira força de vontade não procura recompensa. Vem de um profundo sentimento do cumprimento do dever, o qual, uma vez cumprido, dá sim alguma coisa em troca, mas não algo material. Traz uma satisfação do dever cumprido, uma impressão de integridade pessoal que torna mais forte e verdadeiro aquele que a experimenta.
Pelo desenvolvimento da vontade, tentamos despertar na criança o sentimento de que se ela quer, ela pode; que alcançar qualquer meta que se proponha depende dela. Nesse sentido, devemos conscientizá-la de sua própria vontade e também da força de um grupo.
Temos de aprender a nos exigir o cumprimento daquilo que nos propomos, começando com algo que talvez pareça pequeno, mas que está ao nosso alcance. Porque uma maneira de não cumprir é nos propormos coisas muito grandes, que não podemos fazer, para assim termos uma boa justificativa.
Assim é o nosso GRUPO KINDER, que começa pequeno e com os pequenos, para levá-los a caminhos que os guiem aos grandes cumes das montanhas!
Autor: Helen Sarto de Mello
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